background
Nossa Experiência a seu Serviço

Desenvolvimento de Árvores de Sucesso e Árvores de Falha

A Análise da Árvore de Falhas (FTA) é uma ferramenta gráfica para explorar as causas das falhas no nível do sistema. Ele usa a lógica booleana para combinar uma série de eventos de nível inferior e é basicamente uma abordagem de cima para baixo (top-down) para identificar as falhas no nível do componente (evento básico) que causam a falha no nível do sistema.

A análise da árvore de falhas consiste em dois elementos “eventos” e “portas lógicas” que conectam os eventos para identificar a causa do principal evento indesejado.

Os eventos estão relacionados a componentes mecânicos, software e / ou eletrônicos usados no projeto do produto. Eventos indesejados de nível superior são o principal tópico estudado. A classificação de gravidade do evento de nível superior geralmente é determinada em uma análise de perigo de nível de sistema.

A Análise da Árvore de falhas é um método mais fácil do que a Análise de Modo e Efeitos de Falha (FMEA), pois se concentra em todas as falhas possíveis do sistema de um evento principal indesejado. Considerando que FMEA realiza análises para encontrar todos os modos de falha do sistema possíveis, independentemente de sua gravidade.

A análise da árvore de falhas pode ser usada para executar todos os tipos de processo de avaliação de risco no nível do sistema. O objetivo do FTA é identificar efetivamente a(s) causa(s) da falha do sistema e mitigar os riscos antes que ocorram.

A análise da árvore de falhas pode ser usada para:

Compreender a lógica que leva ao evento principal / estado indesejado. Como vamos construindo a arvore de cima para baixo, e depois colocando a conexão dos eventos para que eles gerem o evento principal, conseguimos ver a lógica e dependência entre esses eventos.

Mostrar conformidade com os requisitos de segurança / confiabilidade do sistema (de entrada).

Priorizar os contribuidores que levam ao evento principal. Isso é possível criando as listas de equipamentos / peças / eventos críticos para diferentes medidas de importância.

Monitorar e controlar o desempenho de segurança do sistema complexo. Por exemplo, uma aeronave em particular é segura para voar quando a válvula de combustível x não funciona? Por quanto tempo ela pode voar com a válvula defeituosa?

Auxiliar na concepção de um sistema. O FTA pode ser usado como uma ferramenta de design que ajuda a criar requisitos (de saída / nível inferior).

Funcionam como uma ferramenta de diagnóstico para identificar e corrigir as causas do evento principal.

A TECH-INSP é referência no mercado por oferecer serviços de excelente qualidade e eficiência, tais como Serviços de operação, inspeção, manutenção e operação de levantamento de carga, entre outros serviços, realizados por profissionais de alta capacidade técnica, prontos a atender as necessidades de cada cliente.