background
Nossa Experiência a seu Serviço

Inspeção de Riser Flexível

Detecte defeitos antes que eles causem danos graves.

O riser flexível representa uma alta porcentagem no custo total de uma unidade de extração de petróleo. Sua importância se torna vital para a extração de petróleo em águas territoriais brasileiras. Nesse caso, o petróleo se encontra em altas profundidades e sua extração bem sucedida depende fortemente de um bom sistema de tubos flexíveis.

Em algumas aplicações, a detecção de defeitos não é suficiente para a segurança operacional de componentes e estruturas. Deste modo, as técnicas não destrutivas precisam ser adaptadas para a análise do estado de tensões atuantes no componente. Este trabalho apresenta os esforços despendidos no desenvolvimento de sistemas não destrutivos de análise de tensões, voltados para o monitoramento do estado de tensões atuantes em arames da armadura de tração de risers flexíveis utilizados para o transporte de petróleo e seus derivados. Combinando técnicas de ensaios não destrutivos (END) os resultados mostraram boa correlação entre os carregamentos aplicados, mostrando a grande aplicabilidade das técnicas magnéticas para a caracterização de materiais de engenharia.

Como parte integral de todo bom programa de manutenção preditiva, os ensaios não destrutivos (END) têm encontrado grande aplicabilidade, destacando-se como vantagens sua velocidade de análise, baixo custo relativo, capacidade de automação e, especialmente, a capacidade de serem não invasivos, preservando a integridade do componente a ser analisado. Usualmente os END são aplicados para a detecção de defeitos e descontinuidades que possam vir a comprometer a utilização do componente. Porém, com os avanços da Engenharia moderna, as aplicações atuais exigem um controle mais rigoroso de propriedades, fazendo-se necessária a caracterização do estado de tensões atuantes no componente.