background
Nossa Experiência a seu Serviço

Ultrassom Phased Array

Tecnologia de ensaio não destrutivo que emprega os princípios físicos do ultrassom e promove a otimização de seus recursos através de controles eletrônicos que pulsam individualmente cada elemento do mosaico de cristais, possibilitando alterações no feixe sônico. Normalmente, os pulsos são gerados em grupos de 4 a 32 elementos para melhorar a sensibilidade, aumentar ou reduzir a abertura do feixe, reduzir a propagação de ondas indesejadas e permitir uma melhor focalização.

O Phased Array pode substituir o ultrassom convencional com a vantagem de registrar 100% da inspeção, possibilitando melhor rastreabilidade dos resultados.

O Phased Array também pode substituir grande parte das inspeções por radiografia, com a vantagem de evitar interdições da área, minimizando custos com paralisação dos serviços.

A técnica de ultrassom Phased Array é utilizada principalmente para inspeção de soldas em chapas e tubos, bem como em componentes forjados, fundidos e laminados. Em razão da possibilidade de alteração na formação do feixe sônico e do ponto focal, o Phased Array possibilita excelentes resultados nas inspeções de aço carbono, inox, baixa liga e outros tipos de materiais, assim como:

  • Juntas soldadas de topo entre chapas e tubos;
  • Componentes com geometria complexa;
  • Dutos;
  • Conexões;
  • Soldas estruturais;
  • Eixos e trilhos ferroviários;

A TECH-INPS é especialista em realização de ensaios não destrutivos para caldeirarias, siderúrgicas, segmentos indústrias, energia offshore e onshore. A empresa é reconhecida por trabalhar com ótimas técnicas, como é o caso da técnica de Ultrassom Phased array, que assegura a excelente precisão e qualidade das inspeções. Além disso, a TECH-INSP é certificada pelas principais certificadoras internacionais navais e de sistema de gestão, demonstrando toda a credibilidade da empresa para a realização de procedimentos de controle de qualidade. Assim, a TECH-INSP se mantém há anos no ramo, com atuação desde 2009.